Social Media

O mundo está passando por mudanças e evoluções constantes, especialmente quando se trata do mundo dos negócios e da tecnologia. Já ficou clara a importância da presença online para qualquer segmento. Os negócios crescem onde as pessoas estão, e hoje as pessoas estão na internet.
As redes sociais nada mais são do que ferramentas que as pessoas utilizam para se comunicar, socializar, apreciar imagens, vídeos, acessar informações, ver produtos e serviços que sejam do seu interesse. Então por que não usar esses canais valiosos para aumentar o seu raio de alcance? Se as pessoas estão no mundo virtual, é lá que você precisa estar para apresentar sua marca e se conectar com o seu público.

O comportamento do consumidor mudou

Antes de pensar no porquê investir em redes sociais para o seu negócio, é importante pensar no cenário do marketing e da comunicação como um todo, fazer uma retrospectiva em como o comportamento dos consumidores vem mudando a cada ano. Antigamente, as propagandas e comerciais falavam muito do produto e da marca, ou seja, só falavam de si mesmas, pois para cada produto ou serviço, o leque de concorrentes não era tão grande como o que temos hoje para cada segmento. Na comunicação se divulgava a usabilidade do produto, mencionava suas características e muito pouco se falava do valor agregado.
Hoje com a globalização e o boom da internet esse cenário mudou bastante! Existem inúmeros concorrentes para qualquer segmento, os canais de distribuição expandiram fortemente, então se o consumidor quiser algo que venda do outro lado do planeta, ele pode receber a entrega na porta da sua casa com apenas um clique e alguns dias aguardando a entrega.
Com essas mudanças o consumidor se tornou alguém muito mais exigente, ele não aceita mais que as marcas só falem delas, e nem compram os produtos que precisa apenas pela usabilidade deles, não! As pessoas analisam milimetricamente a embalagem, como é feito, qual o posicionamento da marca, ela existe na internet? Como são as redes sociais dela? Ter uma identidade visual, uma comunicação alinhada aos propósitos da marca, comunicar usando uma linguagem que cause empatia na sua persona, são coisas fundamentais para qualquer negócio de qualquer ramo.

Por que investir em redes sociais para a sua empresa?

Com o uso da internet as pessoas têm ido mais a fundo em suas pesquisas a fim de conhecer as marcas dos produtos ou serviços que elas utilizam. E isso impacta diretamente no seu processo de decisão de compra, onde ela irá buscar aquele que oferece mais vantagens e atende as expectativas do que ela está buscando ou se adequa aos valores que ela acredita. Uma pessoa ligada a causas sociais ou sustentabilidade irá ficar satisfeita se souber que a sua empresa se preocupa e se envolve com ações em prol do meio ambiente, por exemplo, isso pode ser um fator decisivo de compra para ela.
Nas redes sociais as pessoas entram para socializar, é um momento de descontração então nem sempre ela vai se sentir à vontade vendo um anúncio ou propaganda sem ter procurado, especialmente se for algo muito sério ou “frio”. Por isso, é importante manter uma certa descontração, ainda que o seu segmento seja mais formal. Você também pode apostar em outras estratégias de posicionamento para chamar a atenção do seu público.
Para ter uma marca bem consolidada no ambiente digital, é importante que você saiba que o trabalho nas redes sociais de forma orgânica (sem tráfego pago), é como um trabalho de formiguinha, ocorre devagar e um pouquinho a cada dia.
A construção de posicionamento nas redes sociais é um processo que envolve várias etapas, mas antes de iniciá-lo é essencial que você conheça e estude muito bem o seu público, só assim você poderá criar materiais com uma comunicação personalizada e direta, que impactem e brilhem os olhos dessas pessoas.
Usar as redes sociais para promover a sua marca envolve: divulgação, apresentação dos produtos e/ou serviços, criação de um relacionamento com o cliente e, inclusive, a fidelização do seu consumidor.
Para ter sucesso em todos esses processos, é necessário ter uma estratégia bem montada e feita por quem entende das métricas e possibilidades que cada ferramenta oferece. No instagram por exemplo, você tem as opções de criar: stories, post no feed, vídeos no reels e no IGTV. Cada um tem um formato e objetivo diferente, assim como as outras redes sociais que também oferecem diferentes ferramentas, para que a comunicação fique integrada e assertiva você precisa saber usar cada uma.

Quais são os resultados de uma boa presença digital?

Se você leu até aqui já deve ter ficado clara a tamanha importância da internet para a maioria das pessoas e o quanto ela está presente em suas vidas. Então, o primeiro passo para o sucesso da sua estratégia, é montar um planejamento bem eficiente, que explore os canais mais importantes para a sua persona.
Com uma boa presença digital para o seu negócio você pode:
Tem dúvidas sobre como montar um planejamento de mídias sociais para o seu negócio? Entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas!