Antes de pensar no porquê investir em redes sociais para o seu negócio, é importante pensar no cenário do marketing e da comunicação como um todo, fazer uma retrospectiva em como o comportamento dos consumidores vem mudando a cada ano. Antigamente, as propagandas e comerciais falavam muito do produto e da marca, ou seja, só falavam de si mesmas, pois para cada produto ou serviço, o leque de concorrentes não era tão grande como o que temos hoje para cada segmento. Na comunicação se divulgava a usabilidade do produto, mencionava suas características e muito pouco se falava do valor agregado.
Hoje com a globalização e o boom da internet esse cenário mudou bastante! Existem inúmeros concorrentes para qualquer segmento, os canais de distribuição expandiram fortemente, então se o consumidor quiser algo que venda do outro lado do planeta, ele pode receber a entrega na porta da sua casa com apenas um clique e alguns dias aguardando a entrega.
Com essas mudanças o consumidor se tornou alguém muito mais exigente, ele não aceita mais que as marcas só falem delas, e nem compram os produtos que precisa apenas pela usabilidade deles, não! As pessoas analisam milimetricamente a embalagem, como é feito, qual o posicionamento da marca, ela existe na internet? Como são as redes sociais dela? Ter uma identidade visual, uma comunicação alinhada aos propósitos da marca, comunicar usando uma linguagem que cause empatia na sua persona, são coisas fundamentais para qualquer negócio de qualquer ramo.