Em um mercado tão competitivo onde as pessoas têm acesso a tantas marcas diferentes para cada segmento, com uma imensa facilidade de encontrá-las seja de forma física ou online, é crucial destacar-se nos momentos de escolha, e de tomada de decisão dos consumidores. Ter um visual atraente mostra profissionalismo, e aumenta a credibilidade da sua marca.
O que é a identidade visual?
A identidade visual é criada a partir de uma combinação de elementos gráficos e visuais, que juntos são “a cara” da sua empresa, ela faz as pessoas lembrarem de uma marca, seja através do seu formato ou cores.
Tipografia, logotipo, cartões de visita, flyer, ícones, imagens, são apenas alguns dos elementos que você pode encontrar dentro de um e-commerce por exemplo, esses elementos compõem a identidade visual.
A identidade visual faz o consumidor lembrar e identificar a sua empresa, traz credibilidade, transmite profissionalismo e aumenta a confiança das pessoas na hora de consumir o seu serviço ou produto.
Por exemplo, nesta imagem abaixo, temos um refrigerante de uma marca mundialmente conhecida:
Veja, suas cores e traços, são tão marcantes e já vêm sendo utilizados há tanto tempo, que criaram um posicionamento de marca muito forte na mente dos seus consumidores. Não será necessário citar o nome da marca desse refrigerante, para você saber de qual estamos falando.
É claro que a marca do refrigerante acima, já tem um branding muito forte, investe em seu posicionamento há anos. Mas tudo começou com uma boa identidade visual, trazendo uma logo que mostra às pessoas o que essa empresa quer falar, e o que ela quer representar na vida de seus consumidores.
A identidade visual funciona como um cartão de visita, causa a primeira impressão, é capaz de ampliar a reputação da empresa, fazendo com que ela se destaque perante aos seus concorrentes.
A identidade visual me fará vender mais?
Sim. Na verdade, ela impacta diretamente nas vendas do seu negócio. A identidade visual da marca é capaz de influenciar a decisão de compra do consumidor.
Quando o consumidor acessa um site com cores equilibradas, fontes bem utilizadas, que remetem ao segmento em questão, e imagens limpas, aumenta a vontade de continuar navegando. É claro que ele não irá reparar de cara em tudo isso que foi citado, mas são coisas implícitas, que farão total diferença no engajamento dele com a sua marca.
Com o passar do tempo a identidade ficará guardada em um espacinho do seu cérebro, e isso tornará o seu processo de escolha algo quase que automático.
Como posso investir na identidade visual ideal?
Primeiramente, procure um profissional para a construção da sua identidade, junto com ele, você deverá preencher um documento chamado de briefing. Nele, você precisará levantar questões chaves que irão contribuir para o processo criativo da sua identidade visual. Adicione como sua empresa surgiu, qual foi a ideia por trás do nome, o porquê da escolha das cores (caso já tenha), entre outras dúvidas que o profissional irá te perguntar.
Pense em um nome de impacto, nomes curtos e de fácil pronúncia ajudarão o seu consumidor a se lembrar com mais facilidade, e será mais simples de escrever sem dificuldades para te encontrar depois. Nessa hora, o menos é mais, pense na aplicação da sua logo, como ela ficaria se fosse estampada, ou diminuída em ícones das redes sociais por exemplo, de forma que fique legível, leve tudo isso em consideração.
É importante também, analisar os seus concorrentes, dessa forma você irá criar algo exclusivo, que não se assemelha a algo que já existe no mercado e é a sua chance de ganhar um destaque maior.
Crie uma relação emocional com as pessoas, ao desenvolver a identidade visual, pense em como você gostaria que as pessoas pensassem na sua marca. Por exemplo, quando mencionamos a Apple você automaticamente associa à produtos de alta qualidade, prestígio e inovação, então imagine qual o posicionamento que você gostaria de começar a construir na cabeça dos consumidores.
E não se esqueça da psicologia das cores. As grandes marcas usam isso ao seu favor. Se engana quem acha que as marcas escolhem determinadas cores, apenas por uma preferência ou gosto pessoal, na verdade existe um porquê muito interessante envolvido, cada cor desperta sentimentos, sensações e o nosso cérebro associa a determinadas coisas. Segue abaixo, alguns exemplos:
Cor: Azul
Representa: segurança, responsabilidade, calma e seriedade.
Cor: Roxo
Representa: criatividade, inovação, inteligência, riqueza e sabedoria.
Cor: cinza, preto e branco
Representa: luxo, transparência, pureza, praticidade.
Vale ressaltar a importância de buscar um profissional especializado em criação de identidade visual, para vocês pensarem juntos, em algo inovador e que transmitirá a história da sua marca e o que ela deseja comunicar.
Planejar e desenvolver esse processo, não é tão simples e rápido como parece, mas o resultado sem dúvidas irá mudar o rumo da sua empresa, impactar seus consumidores e concorrentes. Tenha em mente que a inovação é algo indispensável na criação de uma identidade visual, não é necessário “inventar a roda”, mas pense fora da caixa. Esteja atento às tendências do mercado, e tenha sucesso no seu projeto!